Histórico

Cabe salientar que o SIMPROD, como maior evento de Engenharia de Produção do estado de Sergipe e região, iniciou suas atividades em 2008, procurando a cada ano reforçar sua tradição de reunir as diversas faculdades e cursos do nosso Estado com a adesão de participantes de outros Estados, em especial dos estados vizinhos, Alagoas e Bahia.

Os eventos do SIMPROD, sempre marcados por palestras, mini-cursos, oficinas e visitas técnicas. Uma das principais características do evento é o crescimento de sua interação, a cada ano, com o setor empresarial e a academia, bem como na provocação da interação entre estes setores, isto pelas diversas visitas técnicas e palestras,

Além disso, a partir de sua quinta edição o evento passou a receber submissão de trabalhos científicos completos para apresentação oral e pôster, e a partir da sexta edição os trabalhos aprovados foram publicados em anais com registro ISSN. Este procedimento de incluir trabalhos completos promoveu maior oportunidade aos participantes não somente com a apresentação mas também pela visibilidade diante de uma publicação.

Desde de sua sexta edição a inscrição passou a ser gratuita, assim podendo atingir uma maior adesão de participantes já que o público alvo são alunos de instituições tanto particulares como públicas. Entretanto, quando em cobrança de taxas, ocorrido somente nas primeiras edições, esta era uma taxa simbólica para doação a instituições de caridade, ou recolhidos materiais para doação como alimentos não-perecíveis, brinquedos, roupas e fraldas.

Nas edições anteriores, o SIMPROD discutiu diversos temas de interesse do engenheiro de produção como “A Importância da Inovação nos Sistemas Produtivos” e ”A geração de riqueza na cadeia produtiva”, buscando gerar novos valores e interligando a Engenharia de Produção com o desempenho das organizações. Além disso, o evento também já promoveu temas de interesse da sociedade em geral, como ”Energias renováveis: uma questão de responsabilidade sócio-ambiental”, papel fundamental do Engenheiro de Produção diante da procura por energias alternativas. A seguir se apresentam os temas das demais edições.

 DataLocalTema
I SIMPROD29 a 31 de outubro de 2008Universidade Federal de Sergipe“Contribuição da Engenharia de Produção para a Competitividade das Empresas”
II SIMPROD4 a 7 de novembro de 2009Universidade Federal de Sergipe“A Importância da Inovação nos Sistemas Produtivos”
III SIMPROD10 a 13 de novembro de 2010Universidade Federal de Sergipe“A Geração de Riqueza na Cadeia Produtiva”
IV SIMPROD26 a 29 de outubro de 2011Universidade Federal de Sergipe“A Evolução Recente da Manufatura”
V SIMPROD24 a 26 de outubro de 2012Universidade Federal de Sergipe“Planejamento Estratégico e o Processo de Tomada de Decisões”
VI SIMPROD12 a 15 de fevereiro de 2014Universidade Federal de Sergipe“Energias renováveis: uma questão de responsabilidade sócio-ambiental”
VII SIMPROD20 a 23 de outubro de 2015Universidade Federal de Sergipe“Engenharia de Produção na Inovação e na Sustentabilidade”
VIII SIMPROD20 a 23 de setembro de 2016Universidade Federal de Sergipe“O empreendedorismo como diferencial competitivo: aplicando técnicas e ferramentas para sobreviver à crise”
IX SIMPROD28 de novembro a 01 de dezembro de 2017Universidade Federal de Sergipe“Produzir com qualidade, na quantidade e tempo certo, maximizando o uso de recursos e minimizando os desperdícios”